O Yuval Noah Harari é um dos pensadores contemporâneos que eu mais gosto. Se você ainda não leu nada sobre o autor, não perca mais tempo!
No livro “Sapiens” ele explica como se desenvolveu a capacidade humana de cooperar em grandes grupos e como isso foi um fator chave que permitiu à nossa espécie se tornar dominante no planeta.
Essa capacidade de cooperação depende da habilidade de criar histórias e mitos compartilhados, da confiança mútua e da comunicação efetiva.
Essas narrativas fornecem um senso de identidade coletiva, que permite que as pessoas trabalhem juntas em direção a objetivos comuns, mesmo que não se conheçam pessoalmente.
Como psicólogo do trabalho e consultor de empresas, entendo a importância de promover uma cultura de colaboração e comunicação efetiva, que permita que as pessoas trabalhem juntas em direção a objetivos comuns.
No contexto organizacional, a habilidade de contar histórias e gerar confiança é diretamente proporcional à nossa capacidade de exercermos na prática um cuidado genuíno com as pessoas.